terça-feira, 10 de maio de 2011

O deus de Schrödinger

O caro leitor já deve ter percebido que durante o dia tento pensar em coisas que ainda não pensei. Pode ser ficção, fantasia, não importa. E durante a noite tento dormir. Foi em um desses períodos em que não estou dormindo, por exemplo agora - a menos que eu esteja sonhando que estou escrevendo, ou escrevendo que estou... enfim -, que me ocorreu que deus, se é que ele existe, pode ser quântico. Isso aí. Nem eu, nem eles. Todos nós.
Erwin Schrödinger, que recebeu o Nobel de Física em 1933, chegou bem perto da grande verdade sobre a vida e tudo mais, que vou revelar e não revelar nas próximas linhas. O que Schrödinger deixou escapar levemente em seu experimento mental conhecido como "O gato de Schrödinger" foi que se deus se parecer com um gato ou for um gato, e algumas civilizações antigas tiveram esse insight porque adoravam gatos e seus deuses tinham face de gato, podemos dizer que deus permanece vivo e morto até o exato momento da medição quântica, quando a superposição vivo-e-morto sofre colapso em um estado definido: vivo ou morto.
Sabendo-se que ainda não houve a medição quântica, de outra forma teríamos certeza de que deus está vivo ou morto (existe ou não existe), podemos, a partir de hoje, ter certeza de que deus está vivo-e-morto, existe-e-não-existe simultaneamente.
Derivações e implicações dessa teoria na vida e tudo mais ainda estão sendo pensadas e elaboradas. Quanto ao resto, vamos vivendo um dia de cada vez, ou todos juntos.
(Rafael Gidra)

Um comentário:

  1. dificil de entender ou interpretar as vzs o vacubulario rebuscado e enriquecido do blog...
    mas creio q faça parte da essencia e da proposta do site, neh.

    ResponderExcluir